RESUMO ARQUIVOLOGIA




O ARQUIVISTA E A GERÊNCIA DA INFORMAÇÃO NO SÉCULO XXI


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO: INFORMAÇÃO E HISTÓRIA
2. ARQUIVOS E ARQUIVISTAS
3. A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO E AS NOVAS ORGANIZAÇÕES
4. O VALOR DA INFORMAÇÃO
5. PRODUÇÃO DE INTELIGÊNCIA
6. GESTÃO DA INFORMAÇÃO: UMA QUESTÃO DE QUALIDADE
7. CONCLUSÃO
8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
8.1. OBRAS CITADAS
8.2. OBRAS CONSULTADAS


1. INTRODUÇÃO: INFORMAÇÃO E HISTÓRIA

A história da humanidade compreende as mais diversas classificações da distribuição da riqueza dos grupos sociais. O imperialismo sempre se impôs ao direito comum. Foi o que se viu na sociedade feudal, onde senhores de terras mantinham pobres sob seu domínio, na qualidade de servos e escravos. Também o foi na sociedade comercial fundada pelas grandes navegações e pelo mercantilismo, que trouxeram consigo as conquistas d'além mar e a colonização de continentes inteiros. Um outro exemplo disso foi a sociedade liberal da Revolução Francesa e sua conseqüente transformação em sociedade industrial, obviamente advinda da Revolução Industrial.
As Guerras Mundiais demonstraram toda a ganância do homem na busca do aumento dos territórios dominados pelo seu país.
As revoluções antecedentes às Guerras Mundiais demonstraram os primeiros passos do homem em sua busca do conhecimento, como Napoleão ao estabelecer seu império e fundando o Arquivo Nacional da França, com a intenção de preservar o acervo que documentara a história de seu país até então. Da mesma forma, a Revolução Industrial buscou o conhecimento para construir máquinas mais eficazes para a mecanização das fábricas.
Quando houve a Guerra de Secessão, os EUA, mesmo sem qualquer planejamento, armazenaram diversos documentos em um depósito, que mais tarde foram selecionados, avaliados e classificados por Charles Dewey, formando o primeiro fundo organizado coerentemente que se tinha conhecimento.
A Primeira Guerra Mundial demonstrou o conhecimento que Adolph Hittler possuía acerca da importância do saber. Foi isto que o levou a monopolizar os meios de comunicação e a querer destruir todos os livros, pois sem informações ele não teria a oposição interna e, sem acervo bibliográfico, ficaria mais fácil manipular as pessoas.
A busca de novos domínios territoriais também trouxe a Segunda Guerra Mundial e a luta crescente pela obtenção de informações, que já ocorrera na guerra anterior.
O surgimento do socialismo trouxe consigo a Guerra Fria e uma maior disputa pelo mercado de informações.
O socialismo perdeu todo o seu espaço para o capitalismo e trouxe para a sociedade do capital um novo conceito de informação: o conceito de informação global, isto é, a globalização.
Tudo isso fez com que informação e história mantivessem uma estreita ligação e deu ao presente a característica social que determina o futuro da economia do planeta. Assim, hoje fazemos parte de uma sociedade dita da informação, pois é ela quem determina o valor de tudo o que se relaciona com a tecnologia e o conhecimento, os quais trazem embutidos em si as determinações de uma economia neoliberal.
LEIA MAIS...
Compartilhe este Artigo!
 
Copyright © 2014 concursos • All Rights Reserved.
back to top