DICIONÁRIO DE TERMOS BANCÁRIOS PARA CONSULTA



PEQUENO DICIONÁRIO
ECONOMÊS - PORTUGUÊS


A
AÇÃO
Ação é um título mobiliário que corresponde ao direito de uma fração de uma empresa, representando uma parte do capital social dela. Quem possui ações detém uma parte da empresa, e por isso recebe parte proporcional dos lucros. As ações podem ou não ser negociadas em Bolsas de Valores, trata-se de um título negociável, que representa a menor parcela em que se divide o capital de uma sociedade anônima.
Ação ao portador
Ação ao portador é aquela que não apresenta o nome do proprietário, que pertence a quem detém seu poder. Desde 1990 o Brasil não tem mais ações ao portador, como forma de coibir o uso destes papéis na lavagem de dinheiro e na evasão fiscal.
Ação cheia (com)
Ação cujos direitos (dividendos, bonificação, subscrição e outros) ainda não foram exercidos.
Ação de primeira ou segunda linhas
As de primeira linha são ações das empresas mais tradicionais, de grande porte, e que têm maior liquidez - facilidade de negociação. Correspondem às blue chips, do termo em inglês. As de segunda linha são ações com menor liquidez, embora também possam incluir empresas sólidas.
Ação com valor nominal
Ação que tem um valor impresso, estabelecido pelo estatuto da companhia que a emitiu.
Ação escritural
É uma ação que circula no mercado de capitais sem a emissão de certificado. É escriturada por um banco, o qual é o depositário das ações da empresa e processa os pagamentos e transferências por meio da emissão de extratos bancários. Apesar de um número reduzido, ainda existem no mercado ações com emissão de certificados.
Ação listada em bolsa
Ação negociada no pregão de uma bolsa de valores.
Ação Nominativa
Ação que identifica o nome de seu proprietário. Ele terá efetivamente a posse da ação depois do lançamento no Livro Registro das Ações Nominativas, que é controlado pela empresa.
Ação Objeto
Valor mobiliário a que se refere uma opção.
Ação Ordinária
Ação que proporciona participação nos resultados econômicos de uma empresa: confere a seu titular o direito de voto em assembléia.
Ação Preferencial
Ação que oferece a seu detentor prioridade no recebimento de dividendos e/ou, no caso de dissolução da empresa, no reembolso de capital. Em geral não concede direito a voto em assembléia. A ação preferencial (PN) não dá direito ao acionista de participar da administração da empresa. Para compensar, o acionista tem preferência de receber os dividendos (lucros) da empresas antes dos outros acionistas que detêm ordinárias. Além disso, o valor do dividendo da preferencial deve ser no mínimo 10% superior ao da ordinária. As ações preferenciais apenas proporcionam direito a voto em situações especiais: quando a empresa deixa de pagar dividendos por três anos consecutivos, até que a empresa volte a pagar dividendos, e quando estiver em votação alteração dos direitos dos preferencialistas.
Ação sem valor nominal
Ação para a qual não se convenciona valor emissão, prevalecendo o preço de mercado por ocasião do lançamento.
Ação vazia (ex)
Ação cujos direitos (dividendo, bonificação, subscrição) já foram exercidos.
Acionista
Aquele que possui ações de uma sociedade anônima.
Acionista majoritário
É o indivíduo, ou conjunto de indivíduos, que possui o efetivo controle administrativo da empresa, por conta da posse de número suficiente de ações ordinárias (ON).
Acionista minoritário
É o indivíduo que não detém o controle da empresa. É o caso do que possui ações ordinárias (ON), com direito a voto, mas em quantidade insuficiente para ser o controlador, e também o caso do que detém ações preferenciais (PN), qualquer que seja a quantidade, porque este acionista não tem direito a voto.
ACC - Adiantamento de Contrato de Câmbio
É uma linha de crédito para empresas exportadoras que já tenham vendido sua mercadoria para outros países. É um crédito que custa menos que os empréstimos.
Compartilhe este Artigo!
 
Copyright © 2014 concursos • All Rights Reserved.
back to top