Concurso Polícia Federal: 1.352 vagas previstas


Ministério do Planejamento avalia pedidos de abertura de vagas para os cargos de Papiloscopista, Agente Administrativo, Agente de Polícia, Delegado, Escrivão.

Os interessados em ingressar na Polícia Federal (PF) podem começar a se preparar para fazer o concurso. De acordo com o coordenador de Recursos Humanos do órgão, delegado Jorgeval Costa, já está em análise no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) o pedido para realização da seleção pública para o cargo de Papiloscopista. Esse profissional é responsável pela coleta e análise de impressões digitais. O subsídio inicial bruto para o profissional desta especialidade é de R$ 7.514,33. Candidatos com formação superior em qualquer área poderão se inscrever para o cargo.

A Polícia Federal ainda confirma outro três pedidos de autorização de concurso para os cargos de Delegado (150 vagas), Agente de Polícia (396 vagas) e Escrivão (362 vagas). A ideia é lançar um edital para a seleção de Papiloscopista e Agende de Polícia, outro para Escrivão e Delegado e mais um para Agente Administrativo (328 vagas). Atualmente, a remuneração desta categoria gira em torno de R$ 2,5 mil, para jornada de trabalho de 40 horas semanais.

A última seleção para Agente Administrativo ocorreu em 2004. Foram ofertadas 1.433 vagas em todo o país e nomeados 1.717 candidatos, incluindo 122 portadores de necessidades especiais. A boa notícia é que as convocações foram superiores ao número de oportunidades publicadas no edital. Ao todo, 284 pessoas, além do que estava previsto, ingressaram na PF.
Carreira de Papiloscopista

De acordo com o professor da Vestconcursos de Direito Penal e Direito Processual Penal e delegado da PF, Flávio Daher, a carreira de Papiloscopista da PF possui algumas vantagens interessantes.
O candidato aprovado para o cargo não fica, por exemplo, em locações tão inóspitas, como pode ocorrer com agente de polícia, delegado e escrivão. "As demandas para este profissional são centralizadas. Não é todo inquérito que exige o parecer do papiloscopista. Em lugares como a região Norte, na fronteira, não tem demanda técnica para este tipo de serviço", afirma Daher.

Outro ponto que pode atrair o candidato é o fato de que há um projeto de lei em tramitação no Congresso, para equiparar esta carreira com a de Perito, que é mais bem remunerada.

Algumas disciplinas geralmente cobradas neste concurso também podem ser positivas para quem vai começar a estudar agora. "Física, Química e Biologia são algumas matérias que transcendem o universo de estudo dos alunos que já estudam há muito tempo para concurso. Muitos terão de começar do zero. Portanto, comece a se preparar agora. Os estudantes teoricamente com mais conhecimento não levarão tanta vantagem no concurso de Papiloscopista", diz Flávio Daher.

Dicas


Ricardo Blanco, professor de Direito Constitucional da Vestconcursos, indica que, para os candidatos aos concursos para a PF, é necessário analisar os editais anteriores, pois quase não há mudanças. "Se houver alguma alteração, elas serão pequenas", diz.
A partir deste primeiro passo, será possível montar um cronograma de estudo e identificar as matérias em que a pessoa tem mais deficiência. "Procurar um curso preparatório também ajuda bastante os candidatos que querem estar seguros para fazer uma boa prova", argumenta Blanco.
VEJA TAMBÉM...

"SUBSTITUI CURSINHOS PREPARATÓRIOS"
KIT COMPLETO CONCURSOS 2010

- 20 DVDs 500 Horas de Vídeo Aulas
- 02 DVDs 160 Horas de Áudio Aulas
- 01 DVD com Apostilas e programas interativos
- 01 DVD com 3500 Provas com gabaritos Fundamental, Médio e Sup.
- 30.000 exercícios
- 500.000 Paginas em PDF para leitura, Impressão
- 3.800 Cursos completos de Direito PDF
- Apostilas Digitais Específicas
- Apostilas Digitais Completas
- Provas e Simulados
- Dicionários Jurídico e Latim
- Livros Digitais Jurídicos
- Substitui cursinhos preparatórios
- E MUITO MAIS...




Compartilhe este Artigo!
 
Copyright © 2014 concursos • All Rights Reserved.
back to top