Quem tem nível superior pode disputar vaga de técnico? Tire dúvidas


É comum pensar que quem tem nível superior poderá concorrer tranquilamente a um cargo de nível inferior, mas, em concursos públicos, a regra "quem pode mais, pode menos" nem sempre vale. É o que diz Lia Salgado, colunista do G1. Ao responder em vídeo às dúvidas dos internautas (veja ao lado), a especialista em concursos explica que "se o edital prevê uma escolaridade não dá para imaginar que a instituição aceitará, espontaneamente, um diploma de formação diferente, ainda que na mesma área".

Tem alguma dúvida sobre concursos? Envie no espaço para comentários

Lia responde aos internautas Rafael Guglielmi Puiatti e Bruno Fernandes de Sousa que, em certos casos, o órgão poderá alegar que a formação de nível superior possui requisitos diferentes da técnica. Mas é possível que o candidato que esteja nessa situação recorra à Justiça para garantir que sua formação seja aceita. "Existem vários casos em que o Judiciário deu ganho de causa e garantiu a posse", afirma a colunista.

Curso à distância é aceito?

Lia também respondeu se cursos de graduação à distância são aceitos em concursos públicos. "A lei diz que, se a instituição for reconhecida pelo Ministério da Educação, seu diploma vale tanto quanto o de uma faculdade presencial", afirma a colunista. "Só preste atenção se não é curso sequencial, que tem algumas restrições para concursos. Ele vale como nível superior, mas não é considerado graduação."

Vale a pena estudar só por apostilas?

Atlas Souza questionou Lia se, para um concurso como o de agente da Polícia Federal, é recomendável estudar apenas por apostilas. "Esse é um concurso de nível superior cuja cobrança é bastante profunda e abrangente. Nesse caso, sugiro que estude por livros", respondeu a consultora. "Por serem de uso mais permanente, existe um cuidado maior com as informações escritas ali, com atualizações. E normalmente são feitos por professores que têm muita experiência em concursos. Eles fazem uma abordagem adequada, conhecem a banca examinadora... Isso em se tratando de editoras especializadas em concursos", aconselha. As apostilas, diz Lia, seriam úteis em caso de estudos mais superficiais, mais rápidos.

* Lia Salgado, colunista do G1, é fiscal de rendas do município do Rio de Janeiro, consultora em concursos públicos e autora do livro “Como vencer a maratona dos concursos públicos”


VEJA TAMBÉM...


"SUBSTITUI CURSINHOS PREPARATÓRIOS"
KIT COMPLETO CONCURSOS 2011

- 20 DVDs 500 Horas de Vídeo Aulas
- 02 DVDs 160 Horas de Áudio Aulas
- 01 DVD com Apostilas e programas interativos
- 01 DVD com 3500 Provas com gabaritos Fundamental, Médio e Sup.
- 30.000 exercícios
- 500.000 Paginas em PDF para leitura, Impressão
- 3.800 Cursos completos de Direito PDF
- Apostilas Digitais Específicas
- Apostilas Digitais Completas
- Provas e Simulados
- Dicionários Jurídico e Latim
- Livros Digitais Jurídicos
- Substitui cursinhos preparatórios
- E MUITO MAIS...







Compartilhe este Artigo!
 
Copyright © 2014 concursos • All Rights Reserved.
back to top