COMO USAR O TWITTER - Guia de como usar o Twitter


Essa é a rede-social em maior evidência no momento e nada mais justo que escrever um pequeno manual para se saber usar e entender esse serviço de micro-blog. Não há mistérios e é justamente a simplicidade do Twitter que o faz tão eficiente na troca de informações e como ferramenta para manter contato com outras pessoas. Mas a simplicidade também engana, por isso é importante gastar algum tempo tentando entender como usar de forma eficiente o Twitter e tirar o máximo de proveito disso.



Criar uma conta no Twitter - http://twitter.com/
A primeira coisa que você precisa fazer é criar um perfil no Twitter para começar a usar. Entre no endereço http://twitter.com/ e clique no botão “Sign up now” para fazer o seu cadastro. Complete o formulário de cadastro que é bem simples, onde o mais importante é o seu “Username”. O Username é o seu nome de usuário, como você será chamado no Twitter e como será o endereço de seu perfil no serviço. Tente criar um nome curto.



criar-conta-twitter-blog

Depois é só digitar as palavras de validação e clicar no botão “Create my account”. Se tudo estiver certo, sua conta foi criada e o endereço de seu perfil no Twitter será algo como:


http://twitter.com/SEU_UserName

Mas é preciso entender algumas coisas para que você possa usar o serviço de forma eficiente. Seu perfil ainda está vazio, não há “Followers” (seguidores) de seu perfil – o que significa que ninguém recebe suas atualizações, não lê o que você escreve. E ainda você não está seguindo ninguém (“Following”) e não recebe as atualizações de ninguém. Vejamos isso tudo abaixo.





O que é o Twitter? Entendendo algumas coisas importantes.
O Twitter é um micro-blog, um lugar para você publicar pequenos textos (mensagens) com até 140 caracteres (incluindo espaço e pontuação). Essas mensagens são chamadas individualmente de “Tweets” – ou seja, traduzindo do inglês, “piados”, como o som que os passarinhos fazem. Por isso mesmo que o logotipo do Twitter (palavra que também significa “pio”, “piar”) é um passarinho azul.

Assim o Twitter é uma lista de pequenas mensagens que alguém publica sobre diversos assuntos e temas e que qualquer um pode ler e acessar, como uma página de um blog ou site. Serve especialmente para trocar informações, manter-se informado sobre o que outras pessoas estão fazendo e também para você divulgar informações e falar de suas atividades, sobre qualquer assunto que seja do seu interesse ou que você queira.

Enviando Tweets.
Os Tweets, então, são as mensagens do seu perfil e de outros no Twitter e só podem ter no máximo 140 caracteres. Quando você entra na sua conta do serviço, verá que há uma caixa de mensagem onde você pode digitar esses 140 caracteres.

caixa-tweet-twitter

Você pode escrever o que quiser e até adicionar links e, ao clicar no botão “update” (atualizar) seu tweet será enviado para sua página. Não há limites de mensagens, mas o Twitter só faz sentido o quanto mais objetivo você conseguir ser, o que significa que não é bom ficar enviando mensagens demais.

A sua página mostrará todos os seus tweets, todas as mensagens que enviar. Essa página é chamada de “Timeline” (linha do tempo) que é a sua lista de publicação. Faz alusão ao tempo, pois cada tweet é sinalizado pelo seu horário de envio. Mas há uma outra timeline que é só sua e só você pode ver, que trataremos abaixo.

Como seguir pessoas e ser seguido por outros no Twitter?
Se você quiser, pode seguir o meu perfil: @apostilasnet - http://twitter.com/apostilasnet
Depois de se cadastrar e entrar no Twitter, você pode interagir com outros usuários. Para isso você pode simplesmente acompanhar a Timeline deles acessando suas páginas individualmente e verificar suas atualizações ou pode se tornar um seguidor, seguir (Follow) algumas pessoas de seu interesse. Quando você entra no perfil de alguém, há um botão de “Follow”.

botao-follow-twitter-perfil-seguir

Clicando nesse botão o perfil desejado é adicionado à sua lista e você passa a receber as atualizações da pessoa que você quer. E ficará assinalado da seguinte forma.

botao-follow-twitter-perfil-seguindo

Sempre que essa pessoa publicar algo, sempre que “tuitar”, você receberá. Você será adicionado à lista de seguidores dessa pessoa. Quanto mais gente você seguir mais atualizações em tempo real você receberá, por isso tem que saber bem que seguir para não se perder em tantas atualizações.

Aqui entra a segunda Timeline que é só sua e só você pode ver. Trata-se da sua página no serviço onde você pode ver todas as atualizações de quem você segue. Sempre que alguém atualizar algo essa mensagem aparecerá nessa página para que você possa ler sem precisar visitar cada um dos perfis que você segue.

Para alguém querer seguir você e receber suas atualizações, querer receber seus tweets, suas tuitadas, você precisa ser relevante de alguma forma. Seja trocando informações, publicando coisas interessantes e sendo interessante. você pode ser seguido por sua lista de amigos e até fazer novas amizades e encontrar afinidades em outras pessoas.

A forma mais eficiente de conseguir seguidores é interagindo com as pessoas e trocando informações com elas, conversando com as pessoas que você segue e divulgando seu perfil em outras redes-sociais, como o Orkut, FaceBook, fóruns ou mesmo no seu blog.


E veja alguns aplicativos para usar o Twitter sem precisar abrir o navegador de internet e aproveitar de forma mais eficiente todos os recursos disponíveis para ampliar sua experiência no Twitter.
Compartilhe este Artigo!
 
Copyright © 2014 concursos • All Rights Reserved.
back to top